sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pibid (252 CI envolvidos no III Encontro de Coordenadores Institucionais - CI)

Pibid (252 CI envolvidos no III Encontro de Coordenadores Institucionais - CI)

O projeto deve estar vinculado à Pró Reitoria de Ensino e com autonomia, integração e conhecimento. O CI deve estar ligado a Pró Reitoria de Ensino. O Coordenador de Área - CA deve visitar a escola.
Foi solicitado a discussão na Unisul da Minuta do regulamento do programa e encaminhar sugestões para a grupo regional. A discussão na Unisul, foi realizado em 21 de maio e repassado ao grupo do estado de SC em 10 de junho.
O Edital 11/2012 foi prorrogado até 31 de dezembro de 2013. Neste mês deve ser encerrada e enviada a prestação de contas. Esgotar o recurso até o final de novembro. Esgotar com qualidade. As bolsas vão até o início de fev/2014, referente a jan.
De 49.321 bolsas a pretensão do programa na CAPES para o final de 2013 é de chegar a 75.000 bolsas. Este crescimento deve ser com qualidade e excelência no acompanhamento das atividades pela equipe do pibid.
Apesar do nome Pibid, ser institucionalizado deve ser ressaltado que é um programa de formação e não um programa de bolsas
Apesar de o Brasil ser um país em extensão territorial grande, o Pibid tem a pluralidade, diversidade não a unicidade.
Novo Edital que será lançado até julho de 2013 já terá nova configuração.
o   Licenciaturas: Ex. Pedagogia, podemos ter subprojetos na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização ou espelhado ter mais de um subprojeto por licenciatura.
o   Publicação da revista.
o   De 10 a 20 ID podemos ter 1 CA, de 21 a 40 ID podemos ter 2 CA, de 41 a 60 ID podemos ter 3 CA, de 61 a 80 ID podemos ter 4 CA.
o   Para cada licenciatura podemos ter no mínimo 10 ID.
o   Podemos ter subprojeto no Parfor desde que o ID não atue na escola que trabalhe e tenha disponibilidade de horário para desempenhar suas atividades.
o   Criação de um comitê interno de acompanhamento munido de Regimento Interno.
o   IES seleciona o CI e o (s) CG e nomeados por Portaria. Estes selecionam com a IES os CA que também serão nomeados por Portaria.
o   Assinatura de termo de compromisso.
o   O Pibid deve estar articulado ao PPC do curso, com o Programa de Formação de professor da IES e com o Fórum das licenciaturas.
o   Contrapartida da IES: sala, e-mail institucional do Pibid, telefone.
o   O Pibid deve considerar os princípios e valores éticos.
o   As atividades devem ser planejadas para que o bolsista alcance níveis crescente de complexidade e de autonomia.
o   Relatório técnico enviado à CAPES e relatório pedagógico na IES para futuros acompanhamentos da equipe da CAPES.
o   A contratação das novas propostas será de dez de 2013 a jan de 2014.
o   Bolsista de Iniciação à docência junior - BIDJ para alunos do ensino Médio que participam do Pibid. Este bolsista terá por objetivo desenvolver a aprendizagem na escola.
§  Para se ter a cultura de solidariedade pelos bolsistas de IDJ  para ajudar os ID.
§  Seduzir outras pessoas para a carreira docente.
O CA e os supervisores do subprojeto de Espanhol, falantes de espanhol, poderão fazer parte do programa estrangeiro a exemplo de Francês.
Será criado o FORPIBID nos moldes do FORGRAD: diretoria composta por regionais, 5 no total. A comissão regional sul (PR, SC, RS) composta por 6 representantes 2 de cada estado que representarão as públicas e comunitárias (Eduardo Barros e Ana – PR, Adir e Giceli – SC, Cristiane e Ricardo – RS), deste um será indicado a Coordenador e um a vice regional que farão parte do fórum que terá a presidência e vice do FORPIBID. Devido ao dimensionamento do programa.
No encontro tivemos a presença de: Teatini da Educação a distância, Jorge Guimarães da CAPES, Carmen Diretora de EB da CAPES, Bernadete Gatti e Marli André com foco na iniciação à docência, Helder da CAPEs, Sérgio Cortes sobre prestação de contas, Jaqueline Moll sobre programas MEC, Miguel Arroyo sobre panorama da formação de professores na atualidade.
O programa Pibid, hoje, está mais tranquilo por já ser uma política de estado.
Os 13 CI de SC (somente o CI da UNESC esteve ausente) já se reuniram para discutir o II Encontro Estadual do Pibid que será na UNIVALI, nos dias 21 e 22 de julho de 2014.
3, 4, 5, 6 de dezembro terá III Encontro Nacional do Pibid e o Encontro Nacional das Licenciaturas em Uberaba – MG.
o   O programa somente custeará eventos quando há apresentação de trabalhos de ID, como nosso trabalho está organizado na escola podemos levar o supervisor (es).
“Um olhar na lua e outro no chão” de Miguel Arroyo (UFMG e Secretario de Educação de MG).
O profissional deve saber falar de maneira organizada e articulada para poder se defender, palavras de Miguel Arroyo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário